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A Arte da Comunicação: aprender Idiomas é uma forma de expressão

  • Writer: Beatriz Mendes Bento Ferreira
    Beatriz Mendes Bento Ferreira
  • Jul 1, 2024
  • 6 min read

arte da comunicação

Para sobreviver ao mundo corporativo, ou você aprende a se comunicar, ou será cortado.

 

Pode parecer radical, mas a arte da comunicação é uma habilidade crucial para o seu sucesso na empresa. Mal-entendidos, falta de clareza nas tarefas e baixa produtividade são apenas alguns exemplos que poderiam ser evitados caso o desenvolvimento de uma comunicação efetiva fosse trabalhada entre os membros de uma equipe.

 

Se isso é um problema até na língua nativa, imagina em um segundo idioma? Se você precisa utilizar o inglês em seu trabalho, aprender a usá-lo efetivamente na hora de se comunicar é fundamental.

 

Felizmente, isso não é uma tarefa impossível; mais ainda, treinar essa habilidade pode, inclusive, aperfeiçoar o seu Inglês.

 

Nesse artigo, vou te contar como melhorar sua comunicação no trabalho e fazer do seu inglês uma arte na hora de transmitir suas ideias!

 

A importância da comunicação no mundo dos negócios

 

Saber se comunicar é saber transmitir suas ideias de maneira clara e efetiva. Pode parecer simples, mas se fosse, não haveria tantos ruídos e conflitos no desenrolar de um projeto. Essa máxima também é aplicável ao inglês: sem clareza, dificilmente suas ideias chegarão às pessoas.

 

Comunicação e arte andam de mãos-dadas; você precisará não apenas selecionar e articular bem as palavras, mas também se atentar à mensagem que seu corpo transmite no momento de se expressar, além de gerenciar seu estado mental. Corpo e alma trabalhando junto visando um único objetivo: ser bem compreendido.

 

Uma comunicação clara evita desentendimentos e facilita o trabalho em equipe e, dentre os diversos benefícios que ela favorece, podemos citar:

 

— Maior produtividade, uma vez que todos entendem o que precisa ser feito de forma fácil e rápida;

— Maior facilidade na hora de dividir tarefas e esclarecer a responsabilidade de cada um;

— Possibilita a troca de ideias e feedbacks assertivos;

— Evita a necessidade de retrabalho para corrigir erros na execução de uma tarefa por falta de compreensão do ouvinte;

— Melhora seu relacionamento com seus clientes, colegas de trabalho e parceiros comerciais.

 

Imagine-se em uma reunião do trabalho em que o Inglês é o idioma de eleição. Na hora de apresentar seu projeto, você se alonga demais tentando explicar um conceito. Fala, mas refaz suas falas constantemente com repetidos “I mean...” e pausas. Suas mãos gesticulando deliberadamente na tentativa de dar suporte à sua voz trêmula e acelerada, e as palavras soando vazias, sem qualquer sinal da glória com o qual haviam sido imaginadas.

 

Ao observar o seu público, seus olhos se deparam com sobrancelhas franzidas, mãos apoiadas ao queixo e olhares incertos. Uma atmosfera pesada paira no ar, mas nem se compara à neblina que agora domina os seus pensamentos. Seus lábios estremecem em silêncio, na eminência de perguntar se ficou alguma dúvida.

 

Não leva muito tempo para alguém começar a se pronunciar, e prontamente você já percebeu: a falta de maestria no inglês o impediu de trazer o melhor em seu discurso e fazer suas ideias brilharem.

 

E não pense que você, que trabalha sozinho em casa, está livre de passar por apuros ao não se dedicar a essa habilidade. Em algum momento, você precisará entrar em contato com seus clientes, seja na hora de entregar um serviço e explicar o que foi feito, ou até mesmo para negociar um valor na hora de fechar contratos.

 

Comunicar-se bem é essencial em qualquer cenário; se não for no serviço, pode ser o divisor de água de seus relacionamentos pessoais. Seja qual for seu caso, se deseja ter o Inglês como sua ferramenta de expressão e se destacar no mundo corporativo, é imprescindível que aprenda a arte da comunicação.


arte da comunicação

Tipos de Comunicação

 

quatro tipos principais de Comunicação que vale a pena você praticar caso queira melhorar sua comunicação e refinar seu Inglês. Para cada uma, você poderá adotar técnicas diferentes para aprimorá-las, e irei explicá-las a seguir:

 

1. Comunicação Verbal

A mais comum de todas ao ouvirmos a palavra “Comunicação”. A verbal é a fala propriamente dita, o “Speaking”.

— Avalie quem receberá sua mensagem para decidir qual o melhor tom e vocabulário para utilizar. Isso lhe poupará de possíveis constrangimentos por usar jargões ou linguagem inadequada em determinadas situações e pessoas;

— Fale de forma confiante e firme, mas sem ser agressivo. As pessoas escutam e acreditam mais naqueles que passam confiança;

— Prepare o discurso previamente. Escreva o roteiro do que pretende falar antes do momento chegar. A escrita é sua grande aliada, mas falaremos melhor dela adiante;

— Gravar-se falando é um ótimo método para perceber como está sua pronúncia, entonação e se há vícios linguísticos em seu discurso, como a repetição constante de uma palavra para iniciar uma nova frase ou assunto (como iniciar toda explicação com “Basically...”);

— Evite preencher espaços entre as frases com palavras vazias, como “Uhhm...”, “ahmm...”.

 

2. Comunicação Escrita

O famoso “Writing”. Ela não apenas será útil na hora de escrever e-mails, relatórios ou lembretes, mas também para se preparar antes de avançar para a etapa de “Speaking”. Escrever é uma excelente estratégia para organizar seus pensamentos, e falamos mais da importância de integrá-la em sua vida em nosso podcast.

— Seja simples e conciso. Ser muito prolixo dará brechas para diferentes interpretações e confusão. Quanto mais claro e direto, melhor;

— Programe-se para que tenha tempo de revisar o texto antes de enviar;

— Use textos de pessoas que admira como referência para tirar ideias de como escrever de forma clara.

 

3. Comunicação Não-Verbal

Também chamada de linguagem corporal. Nosso corpo, olhar e expressões faciais “falam” por nós; embora silenciosas, elas também passam uma mensagem àqueles que nos observam.

— Primeiramente, repare como estão suas emoções. Podemos até controlar as palavras que usamos, mas, às vezes, falhamos no tom de voz e na expressão facial quando estamos nervosos, frustrados ou cabisbaixos. O que seus ouvintes veem importa tanto quanto as palavras que escutam. Tenha cuidado! Se necessário, faça exercícios de respiração ou alongamento antes de iniciar uma reunião ou apresentação;

— Olhe nos olhos do seu público para criar conexões, alternando entre as pessoas presentes. Apenas evite encará-los demais, pois é desconfortável - creepy!;

— No início, mimetize a linguagem corporal de pessoas que você admira e considera bons oradores. Use como ponto inicial até encontrar sua própria forma de se expressar.

 

4. Comunicação Visual

Essa categoria engloba os elementos gráficos que, geralmente, usamos em apresentações, como imagens, gráficos e tabelas.

— Escolha apenas aqueles que adicione valor ao seu discurso;

— Certifique-se que os elementos visuais sejam claros e fáceis de serem entendidos.

 

arte da comunicação

Refinando o inglês com a arte da comunicação

 

A expressão de um artista ultrapassa fronteiras, e o mesmo acontece entre as fronteiras dos idiomas.

 

Estudar uma segunda língua contribui para o desenvolvimento da cognição, memória e para o desenvolvimento de novas conexões ao assimilarmos as regras da gramática inglesa.

 

Ao praticar a comunicação em inglês, estimulamos nosso cérebro a encontrar soluções rápidas diante de situações reais da aplicação do idioma, além de incentivá-lo a harmonizar as palavras em estruturas gramaticais diferentes.

 

Comunicar-se em inglês em seu dia a dia no trabalho é uma excelente oportunidade para reforçar seus estudos, melhorando seu aprendizado na segunda língua. Ao treinar sua comunicação, você também estará treinando:

— Pronúncia, ao ouvir e reproduzir sons e entonações específicas do idioma;

— Compreensão da estrutura da língua falada, forçando seu cérebro a resgatar rapidamente o que você aprendeu nos estudos da gramática e formar frases para responder seus ouvintes;

— Compreensão do uso de expressões idiomáticas e de conceitos que se aprende de forma isolada, mas se conectam numa situação real, como a mistura dos tempos verbais em uma mesma conversa;

— Vocabulário funcional, pois você ficará mais ciente das palavras que são mais utilizadas por você em sua realidade. Lembra como escolher quais palavras estudar?;

— Escuta ativa, visto que precisará escutar com atenção o que as pessoas dizem para compreender a mensagem e ser capaz de responder;

— Feedback imediatos.

 

Aprender inglês é arte, assim como a Comunicação. Não basta apenas saber as palavras e estruturas; você deve saber arquitetá-las na hora de exprimir uma ideia, principalmente se está num ambiente corporativo e almeja ser escutado.

 

Saber  trabalhar com as palavras, seja no seu idioma nativo como numa segunda língua, é crucial para se destacar no mercado de trabalho.

 

Um bom comunicador sabe como esculpir cuidadosamente suas palavras para que todos entendam, ao mesmo tempo que coordena cada movimento do seu corpo e envolve a audiência com um olhar cativante.

 

Manejar todos esses conceitos e harmonizá-los de forma que transmitam clareza e assertividade requer maestria, e isso você conseguirá praticando a arte do inglês e da comunicação.

 

Faz sentido para você ter que ser simples e conciso na hora de escrever uma mensagem para outra pessoa? Conta para a gente aqui embaixo quais dos quatro tipos de comunicação você mais usa em seu trabalho.


Referências utilizadas

 

— Como aprender idiomas beneficia seu cérebro (KNN idiomas)

 

— Important Communication Skills and How to Improve Them (Coursera)

 

— 10 Communication Skills for Your Life and Career Success (Indeed)

 

— Communication Skills (Corporate Finance Institute)

 

— Entenda o papel da Conversação em Inglês no Domínio do Idioma (Jonas Bressan)

 

— Qual é a importância da comunicação para a carreira? (PUC Carreiras)

 

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