5 passos para organizar os seus estudos de inglês
- Beatriz Mendes Bento Ferreira
- Apr 17, 2024
- 3 min read
E aí, vamos falar sobre organizar os estudos?

Estudar inglês de forma autônoma não é fácil. Muitas vezes vai faltar vontade e nessas horas é muito comum pensar em desistir. Por isso, a melhor forma de organizar seus estudos é desenvolvendo autodisciplina e um cronograma dentro das possibilidades da sua rotina.
Para te ajudar nesta missão, escrevemos aqui 5 passos para organizar os seus estudos de inglês de forma prática e acessível.
1. Escolha um tema gramatical
Na maioria das vezes, percebemos que nossos alunos gostam de buscar temas atuais e midiáticos para começar a aprender inglês e não se preocupam com o tipo de estrutura linguística que estão aplicando. O problema de não pautar a organização por pontos gramaticais é que você acaba aprendendo sobre tudo, menos inglês.
A gramática existe para estabelecer uma ordem na sua mente. Sem esta ordem, fica muito difícil criar frases com sentido e aplicá-las na hora de falar. Não esqueça que seu objetivo principal é o aprendizado de inglês.
2. Escolha um horário para estudar
Muito se fala sobre ter horários de estudo e sobre separar de 1 hora a 2 horas por dia para focar no que é necessário, mas mais importante do que isso é compreender a sua realidade de tempo. Se você apenas consegue estudar 30 minutos diários, não tem problema. Organize-se dentro deste tempo.
Escolher horários de estudo não é uma competição para ver quem estuda mais e por mais tempo. O seu tempo de estudo é SEU e de mais ninguém. Seja verdadeiro com a sua realidade e verá que, mesmo lentamente, o aprendizado virá.
3. O depois às vezes nunca chega
Se você montou um cronograma e acabou por acelerar o ritmo em determinado momento, perceberá que a vontade de pensar “estou tão adiantado que deixarei este conteúdo para depois” é bem forte. Cuidado, esse depois pode não chegar.
O seu cronograma não foi escrito em pedra, ele pode ser repensado. Refaça e coloque mais desafios em relação a conteúdo e tempo, mas não faça seu cérebro pensar que pode procrastinar apenas porque já fez um bom trabalho previamente. Evite a falta de ação.
4. O ambiente de estudos importa
Escolher um local adequado para estudar é mais do que meio caminho andado.
Existem pessoas que gostam do silêncio total e outras que preferem algum tipo de música para melhorar a concentração.
Há também aqueles que prezam por um caderno para organizar estudos e aqueles que nem tanto. O segredo é encontrar o seu melhor ambiente.
Não existe fórmula mágica, existe aquilo que funciona na sua realidade. Organizar estudos não tem uma forma única. Não caia na tentação de ficar achando que para começar a estudar você precisa de uma mesa assim, uma cadeira assada em um escritório amplo. Monte o seu ambiente de estudos segundo as suas possibilidades.
Você precisa de um local de apoio, água, canetas, caderno/papel, livros e/ou acesso digital aos conteúdos necessários. E só. Não reinvente a roda.
5. Priorize o seu sono
Dormir bem é fundamental para estudar direito. Não abra mão de horas de sono para conseguir estudar mais. A absorção do conhecimento não será a mesma e você aos poucos ficará frustrado pela falta de concentração e por achar que seu esforço está sendo em vão.
Não estude enquanto eles dormem. Durma enquanto eles dormem. Simples assim.
Esperamos que estes 5 passos te ajudem a construir uma melhor forma de estudar inglês. Lembre-se que aprender um novo idioma não é algo simples e rápido, por isso não coloque metas intangíveis.
Caso queira saber mais sobre métodos de estudos e organização, temos uma aula sobre isso no canal da Power Educa no Youtube. Clique aqui e assista!
E aí, any questions?
Comments