top of page

4 Livros Contemporâneos para Você Ler em Inglês

  • Writer: Beatriz Mendes Bento Ferreira
    Beatriz Mendes Bento Ferreira
  • Apr 17, 2024
  • 5 min read

livros contemporâneos em inglês

E aí, vamos falar sobre leituras em inglês?


Eu sei que você está cansado das dicas de leitura que apenas envolvem clássicos e autores de 1900 e lá vai pedrada.


Por isso, hoje, eu trarei aqui quatro livros “contemporâneos” que valerão a sua leitura e que te ajudarão a estudar inglês.


Combinemos que por contemporâneo estou falando sobre livros publicados do início dos anos 2000 para frente. Não estou usando a definição literária, tampouco a histórica.


Para saber se você já está preparado para ler em inglês, pense nos seguintes aspectos:

  • Você gosta de ler, em geral?

  • Precisa ler em inglês?

  • Ficará muito frustrado por não compreender algumas partes?

  • Encarará esse desafio ou prefere evoluir mais no idioma antes?


Se você gosta de ler, ou precisa ler, ou não vai se sentir muito frustrado, ou está querendo encarar o desafio, você já está preparado. Veja que coloquei “OU” e não “E”.


Não esqueça que leitura é tempo, dedicação e constância. Ao ler em um segundo idioma, você lidará com essa tríade e com o desafio linguístico: seja resiliente!


É necessário ressaltar que, para quem está começando a ler em inglês e a praticar o reading, alguns dos livros citados não serão tão fáceis assim. Mas pode deixar que eu vou te contar quais são os mais fáceis e os mais difíceis.


Vem comigo!


1. A Promised Land do Barack Obama


Vou começar puxando o saco do Obama. Mas deixa eu explicar o porquê.


Em 2020, no meio da pandemia da COVID-19, eu estava com muitas questões em relação à minha habilidade em escrever.


Inúmeros bloqueios e incertezas me atingiram e nem mesmo as minhas aulas de escrita estavam dando conta.


Foi nesse momento que eu me deparei com o “A Promised Land”, um livro escrito inteiramente pelo Obama e sem trabalho de Ghostwriter. Automaticamente, fiquei interessada para conhecer o conteúdo.


Também é importante dizer que o meu interesse pelo livro era maior.


Durante meus estudos sobre escrita criativa e copywriting, eu já havia analisado alguns discursos políticos do Obama, então queria ver como ele se saía escrevendo um romance.


Comprei a obra em inglês no Kindle e olha… zero arrependimentos.


É uma escrita fluida, com zero problemas de compreensão, um inglês bem direto e reto, e muitas questões políticas, sociais e pessoais. Eu amei saber mais sobre os bastidores das eleições e sobre a pressão da Casa Branca.


É óbvio que o livro será contado sob a perspectiva de um político que tem uma agenda bem clara em impulsionar o sentimento estadunidense de pertencimento, luta e superioridade. Acontece…


Sobre o inglês: não é o mais difícil, mas não recomendo para níveis iniciantes.

Tenha em mente que a dificuldade maior será em interpretar metáforas e compreender o tom de voz, mas assim… nada que seja impossível para intermediários e avançados.


Se você gosta de política e quer ler um texto que apresente isso com um pano de fundo de vida pessoal, vá fundo e leia “A Promised Land” que vale super a pena.


Ah, me ajudou muito a voltar a escrever e a me dar clareza de temas.


2. The Fault in Our Stars do John Green


Eu não sou uma fã de John Green e nem mesmo gosto de “The Fault in Our Stars”, mas a ideia aqui é a recomendação de livros contemporâneos para você que deseja ler em inglês.


Esse livro é bom para isso.


A narrativa é tranquila e serve um excelente propósito em contar uma história linear. Já aviso que para quem não tolera tristezas muito bem, esse pode não ser o livro ideal para você.


O romance é bonito e bem cultivado e o drama é um pouco mal trabalhado, mas não é péssimo. É o suficiente para te fazer chorar no fim e para questionar um pouco a sua própria finitude.


Sobre o inglês: Esse pode ser lido por iniciantes e intermediários.


Os iniciantes podem sentir uma dificuldade um pouco maior, mas é o esperado para quem deseja evoluir nas leituras em uma segunda língua.


3. The Perks Of Being a Wallflower do Stephen Chbosky


Aqui temos um livro que eu indico para TODOS os meus alunos que querem ler algo em inglês. É uma história muito bem contada e que me fez ficar bem interessada quando li.


Para os cinéfilos de plantão, existe um filme de mesmo nome que conta a história exata do livro. Vale lembrar que o roteirista é o autor do livro, então show! Você não vai ficar com ódio da adaptação.


Além disso, o livro tem uma “dramédia” muito bem elaborada com um plot twist que realmente te pega de surpresa.


Se você não viu o filme, indico que leia primeiro, porque assim você terá uma ideia muito bem construída das personagens.


Por ser contado de forma epistolar, ou seja, por cartas, esse romance é bem tranquilo de distribuir na sua rotina.


Você conseguirá ler uma carta por dia, ou até duas cartas por dia. Aliás, por ser contado por cartas, a linguagem é informal.


Sobre o inglês: indico para qualquer nível, mas se você é iniciante no inglês, essa leitura pode te trazer algumas questões em relação ao vocabulário, porém nada desesperador.


Também vale salientar que esse livro lida com questões de saúde mental, então fica o aviso de antemão.


4. The Curious Incident of the Dog in the Night do Mark Haddon


Eu não dava absolutamente nada por esse livro e fui surpreendida.


A primeira vez que tive contato com ele foi quando um ex-namorado da minha irmã o emprestou para ela. Lembro de sempre ver o livro na estante da sala e de perceber que ele nunca era lido.


Até que um dia eu decidi pegar para ler e ver qual era a da história. Fiquei vidrada!


O narrador personagem da história é muito interessante e contém um mundo bastante individual, o que me deixou embasbacada.


Entre tantos desafios que a personagem vai precisar vivenciar, existe um que me pegou: o linguístico.


Por ser autista - pequeno spoiler - o narrador demonstra suas fragilidades por meio de um pensamento interno muito bem construído.


Para retratar essas dificuldades linguísticas do narrador, o autor utiliza uma linguagem mais simples, porém com uma gramática impecável.


Sobre o inglês: essa obra é a minha melhor recomendação para alunos iniciantes. Você vai gostar da história e vai ficar ainda mais animado por conseguir compreender o que está se passando.


No fundo, eu recomendo esse livro para todo mundo. Extremamente bem escrita e muito encantadora, essa obra constará aí entre as suas paixões literárias.


Leia! Nem que seja bula de remédio

O ato da leitura para quem deseja aprender uma segunda língua é importantíssimo no desenvolvimento de vocabulário e no reconhecimento de estruturas gramaticais.


Quando digo para você ler até mesmo bula de remédio, falo mais na intenção de deixar claro a relevância da leitura para o aprendizado de inglês.


Por meio desse exercício, você irá adquirir vocabulário, estrutura gramatical e compreensão linguística.


Mesmo pessoas menos leitoras podem se beneficiar muito de leituras para o desenvolvimento de um segundo idioma.


Dessa forma, por que não se embrenhar nas grandes aventuras e nos romances literários?!


Garanto que a jornada será mais interessante e mais cheia de emoções do que uma simples bula de remédio.


Espero que você aproveite e vá atrás de um bom livro. Não esqueça de me contar, lá nas redes sociais, como está o seu progresso!


Um grande abraço,

Beatriz

Comments


Entre em contato!

Nós amamos receber sua mensagem!

© 2024 Power Educa. Todos os direitos reservados

bottom of page